segunda-feira, 11 de julho de 2022

The Best Digital Tools for Language Teachers

Nice, França, julho de 2022

Para aceder às imagens, clique no nome da cidade:

Nice

    Entre os dias 4 e 9 de julho, cinco professoras de línguas de vários ciclos de ensino do nosso Agrupamento encontraram-se em Nice a frequentar, no âmbito do programa Erasmus KA1 - Inovar para o Sucesso, o curso estruturado "The Best Digital Tools for Language Teachers".
    O formador, Mathieu Delamare, da Academia Europass guiou-nos e desafiou-nos durante esta viagem de aprendizagem, cujo objetivo era a aquisição de  metodologias inovadoras. Assim, criamos a nossa página pessoal no Symbaloo, exploramos e experimentamos ferramentas digitais que facilitam o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras.
    Além destes recursos tecnológicos e de termos desenvolvido as nossas competências TIC, refletimos também sobre estratégias diferenciadas para suscitar a atenção e manter a motivação durante uma aula de língua materna e/ou língua estrangeira.
    A escolha de uma cidade francesa, Nice, para frequência deste curso, proporcionou aos participantes (docentes de inglês e de francês) o uso de língua inglesa (na frequência do curso) e também da língua francesa (no contacto com a cultura e com a vida quotidiana), potenciando, assim, uma atualização da competência de comunicação nas duas línguas estrangeiras.
    De salientar que foi bastante enriquecedora a troca de experiências profissionais e de práticas educativas, assim como a partilha de conhecimentos realizada com as outras participantes, provenientes de países tão diversificados como a Polónia, Hungria, Eslovénia, Bélgica, Alemanha e Espanha.
    
    No início do próximo ano letivo, está prevista uma disseminação desta formação, no sentido de dotar os docentes de novas ferramentas digitais e estratégias inovadoras, como resposta às necessidades dos alunos, permitindo também uma melhoria de  competências ao nível do trabalho colaborativo, nomeadamente nas práticas de cooperação inter-pares.






Sem comentários:

Enviar um comentário

 Relatório Final e Avaliação do Projeto Erasmus KA1 A equipa Erasmus KA1 vem apresentar à comunidade escolar o resultado da avaliação do rel...